Os Centro de Convivência e Longevidade funcionam a favor da população, agindo na promoção da qualidade de vida
Investir em Assistência Social, para o morador mesquitense, foi uma das minhas prioridades durante os últimos 3 anos. Garanti o funcionamento dos Centros de Referência, antes largados pelo poder público, aumentando a qualidade do serviço que era oferecido na cidade. No entanto, só isso não era o suficiente. Por isso, expandi os atendimentos e inaugurei novos locais para o acolhimento do cidadão.
Nossa primeira iniciativa, foi abrir uma unidade que trabalhasse em conjunto com os CRAS de Mesquita. O que me levou a aplicar na criação do nosso Espaço Municipal de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – o Convive, em 2017. Lá, são promovidas atividades culturais e de lazer, entre outras ações que proporcionam a autoestima e o estimulam da prática de esportes entre os mesquitenses, como aulas de natação, dança, capoeira e atividade funcional.
Com o intuito de promover o envelhecimento saudável, demos início, também, ao trabalho que é feito no Centro de Longevidade. Afinal, os idosos representam cerca de 25% dos atendidos pela Assistência Social de Mesquita. Localizado na Chatuba, ele alcança um dos meus objetivos, que é manter a autonomia da terceira idade, garantindo seus direitos.
Ao todo, o Centro de Longevidade recebe cerca de 420 idosos por mês, atuando com relaxamento, alongamento e ginástica funcional, tudo de forma gratuita e acessível. Além de exibição de filmes, cursos e comemoração das demais datas festivas e cívicas. Ações que garantem ao cidadão o acesso à cultura e lazer, que o mesquitense tanto gosta e merece.
Essas foram, principalmente, ações que aproximaram o município e a população. Assim, estabelecemos o resgate do convívio social, entre aqueles que formam a nossa comunidade.