Novo espaço, intitulado Praça Waldemar Castro, teve iluminação reforçada e conta com playground infantil, academia ao ar livre, campo de futebol e quadra de basquete
A manhã do último sábado, dia 13 de julho, ficou marcada na vida dos mesquitenses que moram em Santa Terezinha e arredores. Isso porque aconteceu a tão esperada reinauguração da Praça Waldemar Castro, a antiga Praça João Pontes (Sete Anões), com direito a uma programação especial, incluindo atividades esportivas, culturais e recreativas. Agora, o espaço tem rampas de acesso, iluminação reforçada, playground sobre areia para crianças, novos equipamentos de academia ao ar livre e bancos e mesas com cadeiras de concreto, além de campo futebolístico e quadra para jogos de basquete 3X3.
Quem mora ali há muitos anos pôde acompanhar, de perto, a evolução da área. Caso da mesquitense Marcia Machado, de 56 anos, que tem os portões da casa voltados para a praça. “Ficou muito linda. A iluminação está ótima, ficou bem claro aqui. Com certeza, valorizou ainda mais a região da gente. Vou passar a fazer exercícios nos equipamentos e já estou vendo para minha neta participar das aulas de basquete na quadra“, detalha, empolgada.
Prefeito de Mesquita, Jorge Miranda compartilha a felicidade de proporcionar mais um espaço público esportivo e de lazer para os munícipes. “Esse é um lugar muito conhecido e visitado pelos mesquitenses. Há algum tempo, a gente vem criando planos para revitalizar essa praça e implementar projetos, como as áreas de futebol e basquete. É importante lembrar que esse é apenas um dos equipamentos que serão inaugurados no município. Posso citar aqui outros dois nesse mesmo segmento, que são o Campo do Estrela e o Campo do Brasileirinho“, pontua.
O sábado de reinauguração foi estrategicamente pensado para celebrar a entrega. Quem marcou presença teve a chance de assistir os jogos de futebol e basquete, visitar a exibição de quadros com as artes feitas pelos alunos do curso de “Pintura em Tela”, promovido pela Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, e receber orientações das equipes de Transporte e Trânsito e da Assistência Social. Além disso, diferentes opções de jogos digitais, incluindo de realidade virtual, atraíram a atenção dos mais jovens.
As crianças também puderam se divertir com a pintura facial, atividades de colorir e pintar quadros, brinquedos e participando do projeto de Planejamento Urbano, desenvolvido pela equipe de Planejamento Estratégico da cidade. Essa última iniciativa tem por objetivo dar voz às crianças e estimular a participação social delas, para que sejam desenvolvidas e adaptadas algumas políticas públicas de inclusão.
Sobre a revitalização, o projeto pensou também nos espectadores dos jogos que acontecem no campo de futebol. Para torcer com conforto e segurança, eles têm uma arquibancada que contorna todo o lado esquerdo do campo. As paredes ainda ganharam vida com as pinturas do Revitaliz’Art, o que ajuda a trazer ainda mais cores e movimentos aos torneios. “Em breve, teremos turmas esportivas que farão aulas aqui. Elas poderão usar essas áreas para treinar e participar dos jogos. Queremos estimular a população local a praticar atividades esportivas, que são fundamentais para o bem-estar e a transformação social“, defende o subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, Kleber Rodrigues.
Homenagem
Pouco antes da reinauguração, o local ganhou um novo nome: Praça Waldemar Castro. O título homenageia o mesquitense Waldemar da Rocha Castro, que se empenhou pela emancipação da cidade de Mesquita e pela preservação dos espaços e equipamentos públicos do bairro Santa Terezinha. Castro morou por 64 anos próximo à praça que, hoje, ganha seu nome. Ficou lá até o seu falecimento, em 2012. “Meu pai organizava muitas quadrilhas juninas, blocos de carnaval e teatros de rua, tudo sem fins lucrativos. Ele trouxe alegria para os moradores. Ver a praça com o nome dele é muito gratificante para toda a família“, confessa Shirly Sodré Castro Costa, uma das três filhas de Waldemar, bastante emocionada.
Como utilizar o campo de futebol
Para fazer uso do campo de grama sintética, os interessados precisam realizar uma reserva. É necessário que um munícipe maior de 18 anos compareça à Praça Waldemar Castro e procure o colaborador de referência, conhecido como Tiago Pereira. Mediante à apresentação de um documento de identificação oficial com foto, CPF e comprovante de residência, será possível efetuar o agendamento, com data e horário marcados. Vale lembrar que essa é a única maneira de reservar o espaço para a utilização coletiva. O campo funciona de segunda a sexta, das 8h às 23h, e aos finais de semana e feriados, das 7h às 22h.
Fique atento às minhas redes sociais!
Clique aqui para seguir o Instagram e aqui para acompanhar a página do Facebook!
Fique por dentro também das novidades do meu site!