Local recebeu melhorias na trilha, mirante, oca e guarita para receber os frequentadores
Um dos locais mais procurados por religiosos da Baixada Fluminense e um dos principais pontos turísticos de Mesquita, o Monte Guararapes, popularmente chamado de Monte Horebe, foi inaugurado oficialmente neste sábado, 16 de dezembro. O local recebeu intervenções da prefeitura e, agora, oferece mais acessibilidade, segurança e novas estruturas para seus visitantes.
O projeto foi pensado para melhorar, principalmente, o acesso e o bem-estar de quem costuma visitar o Monte Horebe para apreciar a natureza ou para se expressar religiosamente. Logo no início, já é possível ver uma das mudanças. Isso porque a trilha de acesso foi melhorada no percurso até o cume e foi construída uma escada hidráulica que reduz os danos da água em dias com grande volume de chuva.
“Foram muitos obstáculos para entregar essa obra, como a subida dos equipamentos. Mas sabíamos que a entrega era importante. Vale ressaltar que nossas intervenções não são, de maneira alguma, para tirar o caráter religioso do local. Pelo contrário, elas foram feitas para que todos possam manifestar sua fé de forma segura e confortável, preservando, também, a natureza”, defende Jorge Miranda, prefeito da cidade.
Além disso, as melhorias incluem a construção de novas instalações, como uma oca com abertura para orações em dias chuvosos ou de muito sol, uma fonte de água e deque no mirante. A segurança também foi pensada. No início da trilha, por exemplo, uma guarita foi construída e postes de iluminação instalados. Ainda nessa questão, a atuação da Guarda Civil Municipal conta com rondas entre os profissionais, de acordo com a demanda, para prevenção de vandalismo, furto de mudas e demais orientações aos visitantes.
A solenidade também foi marcada pelo plantio de 25 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Para prestigiar esse momento, estavam presentes, além do prefeito, autoridades políticas e líderes religiosos de Mesquita. A pastora Raquel Dias, membro do Ministério Rhema Matriz, em Santo Elias, foi uma delas.
“Essa revitalização é fundamental porque os religiosos sentem a presença de Deus quando vêm a este lugar. Nós sabemos que a subida ficava muito difícil e a descida, muito perigosa. Agora, com o investimento que a Prefeitura de Mesquita fez, estou emocionada em ver como foi trabalhado o Monte Horebe, como ele está lindo e como ficou tão bem planejado. Eu agradeço a Deus, em primeiro lugar, e à gestão de Mesquita”, expressa Raquel.
O Monte Horebe tem cerca de 260 metros de altitude e é parte da Área de Proteção Ambiental (APA). No ano passado, o local recebeu placas de sinalização com informações sobre a importância da preservação do lugar. Por isso, também é importante a atenção da população quanto ao uso do Monte Horebe, principalmente em atividades que possam depredar a área.
Fique atento as minhas redes sociais
Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!
Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena
Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook