Unidade fica na Coreia e dispõe de oito consultórios, duas salas de espera, farmácia e salas para vacinação e curativos

Depois de obras de melhorias, foi reinaugurada na desta sexta-feira, dia 6 de setembro, a Clínica da Família Dr. Jorge Campos, na Coreia, bairro de Mesquita. A nova estrutura tem oito consultórios, farmácia e salas de vacina, de procedimentos, de curativo, de atividades coletivas e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além de duas salas de espera. O espaço possui 646m² e tem capacidade para atender 21 mil cidadãos. A cerimônia contou com a presença do prefeito do município, Jorge Miranda, e de outras autoridades políticas, como o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e a secretária de Estado de Saúde, Dra. Claudia Mello.

Em 2018, a clínica passou por adaptações para aderir ao novo modelo de saúde da família. Mas, com o tempo, foi vista a necessidade de realizar uma reforma completa para modernizar toda aquela estrutura. “Quem acompanha a gestão sabe do nosso compromisso em melhorar a Saúde do município. Afinal, a qualidade de vida está diretamente ligada aos cuidados com a mente e o corpo. Nos esforçamos para potencializar a atenção especializada local, para que o munícipe não precise recorrer a outras cidades, mas também priorizamos o serviço primário. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já confirmou que cerca de 80% das necessidades de saúde de uma pessoa podem ser atendidas nesse sistema básico. Hoje, a alegria é imensa em entregar essa clínica totalmente revitalizada, oferecendo nada mais do que é o direito do munícipe. Se todas as cidades fizessem isso, os hospitais estariam bem vazios”, comemora o prefeito Jorge Miranda.

No total, cinco equipes de saúde da família (Brasil, Cascata, Caixa D’água, Cachoeira e Potyguar) estão preparadas para receber moradores da própria Coreia, além do Alto Uruguai, Juscelino e Centro. As equipes multidisciplinares são compostas por médico generalista, profissional de enfermagem e técnico de enfermagem, clínico geral, agente comunitário de saúde, auxiliar administrativo, fonoaudióloga, assistente social, nutricionista, psicólogo, pediatra, fisioterapeuta e sanitarista. Fora isso, há três equipes de Saúde Bucal, o Grupo de Gestantes e o Grupo + Saúde. Esse último é caracterizado por atividades físicas coletivas duas vezes por semana, estimulando a prática de exercícios físicos e a interação social.

Já fui servidora de Mesquita, em 2004, fazia geriatria. Sei bem como era a situação do atendimento aqui. Hoje, vejo o quanto a gente caminhou, o quanto a gente tem uma atenção primária boa, um atendimento de qualidade, uma tecnologia marcada”, comentou a secretária de Estado de Saúde, Dra. Claudia Mello.

Na unidade de saúde, a população encontra teste do pezinho para recém-nascidos, teste rápido (HIV, Sífilis e Hepatite), coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e mais. Os pacientes que, após consulta médica, tiverem indicação para ultrassonografia e raio-X, já saem com o procedimento marcado. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com coletas realizadas entre 7h e 8h.

Na visita, Castro teve a oportunidade de conhecer as acomodações do espaço, além das obras do Complexo e da Policlínica São José e da Creche Curumim. Para descrever a sensação, ele não economizou elogios à gestão municipal. “Ando por todas as cidades, conhecendo muitos prefeitos. Mas o carinho do Jorge e o profissionalismo com que ele faz as coisas, às vezes, até envergonham a gente. E olha que a gente realizou muitas coisas, como o Centro de Inteligência em Saúde. Ele faz o melhor e isso é para quem tem muito espírito público. A gente olha para as coisas e pensa: ‘isso aqui é melhor do que tenho na minha casa’. É impressionante o que ele faz”, pontuou o governador.

Atendimento não parou

Vale destacar que, enquanto a unidade esteve em obras, os pacientes não deixaram de ser atendidos. Eles foram direcionados para um endereço provisório no próprio bairro, a cerca de 150 metros de distância dali. Por mês, são realizados mais de 3 mil atendimentos na Clínica da Família Dr. Jorge Campos e 1.600 visitas domiciliares, feitas pelos 21 agentes comunitários de saúde. Levando em conta os últimos 12 meses, foram registrados 40.676 atendimentos.

Nossa população tem uma saúde de qualidade, de ponta. Hoje, temos dez clínicas da família em Mesquita: Banco de Areia, BNH, Cosmorama, Dr. Jorge Campos, Edson Passos, França Leite, Jacutinga, Juscelino, São José e Walter Borges. Em breve, iremos inaugurar a Rocha Sobrinho, que nos ajudará a alcançar 100% do território coberto pelo nosso modelo atual de Atenção Primária”, lembra Dr. Emerson Trindade, secretário municipal de Saúde.

Inclusão social

A Jorge Campos também é conhecida pela acessibilidade. Isso porque, além das rampas de acesso e do banheiro para pessoas com deficiência, é oferecido atendimento em Língua Brasileira de Sinais para a população surda da cidade, desde 2019. As intérpretes acompanham o paciente em cada etapa das consultas, fazendo agendamentos, incluindo na atenção especializada, se for o caso. Com essa medida, Mesquita se tornou pioneira no estado ao incluir intérprete de Libras na equipe de funcionários da saúde.

Fique atento às minhas redes sociais!

Clique aqui para seguir o Instagram e aqui para acompanhar a página do Facebook!

Fique por dentro também das novidades do meu site!