O prefeito que mais investiu em Educação, em Mesquita, elevou a média de alunos matriculados em 4 estudantes por turma

Nos últimos anos, investi no que sei que é importante para o futuro das crianças e jovens de nossa cidade. A educação de Mesquita estava largada pelo poder público, situação que precisei reverter. Desde então, revitalizei as unidades e inaugurei novas, além de criar projetos que ampliassem o número de vagas e adesão nas escolas municipais.

O anexo da Escola Municipal Machado de Assis, por exemplo, foi um dos grandes atos que desempenhei desde 2017. Esta foi uma iniciativa que permitiu que mais 460 alunos tivessem chance de receber um ensino de qualidade, dentro do seu próprio município e com uma infraestrutura adequada.

O anexo da Escola Municipal Machado de Assis auxiliou no aumento de vagas em Mesquita

Atualmente, a unidade tem capacidade para receber 1.350 estudantes, que vão da educação infantil até os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação ajudou a aumentar a média total da cidade, chegando à capacidade de atendimento para mais de 16 mil alunos.

Outra ação que incentivou a ampliação do setor foi a inauguração da Creche Municipal Ariano Suassuna. Uma obra incompleta há mais de 10 anos, agora, é destinada ao aprendizado dos mais novos em nosso município. Ela tem capacidade para 85 crianças, entre 1 e 3 anos, divididas em cinco turmas, conforme sua idade, em Berçário, infantil 2 e infantil 3, em horário integral.

Depois de 9 anos parada, a obra da Creche Ariano Suassuna foi finalizada e tem capacidade para atender até 85 crianças da educação infantil

No entanto, nenhum desses projetos seria verdadeiramente aproveitado, caso eu e minha equipe não tivéssemos criado uma iniciativa que combatesse a evasão escolar. Foram mais de 900 alunos abandonando as escolas municipais em 2016, sem mecanismos de combate. O que deixava nossos alunos nas ruas, sem o acesso ao ensino que eles merecem. Pensando nisso, eu e minha equipe criamos o projeto ‘Mesquita +1’.

Assim, trabalhamos no mapeamento e acompanhamento desses jovens. A proposta já alcançou mias de 3.500 estudantes, com cerca de 115 crianças cadastradas no sistema online, para voltarem a frequentar a escola regularmente. Esse incentivo foi feito a partir da oferta de atendimento médico, odontológico e nutricional, além da atuação de programas sociais, palestras de combate ao bullying e demais violências.

As iniciativas fizeram com que a média de alunos matriculados aumentasse em 4 alunos por turma. É isso que quero para os nossos jovens, estrutura de qualidade e serviços que incentivem e deem oportunidade e acesso à educação. Trabalhando, sempre, a favor do mesquitense. Além de auxiliando pais e mães, com locais seguros para o aprendizado dos seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *