Além disso, Caçulinha da Baixada ocupa o 4º lugar na lista entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro
Destaque nas questões ambientais, Mesquita permanece na primeira posição no ranking do ICMS Ecológico na Baixada Fluminense e na Região Metropolitana. O relatório também aponta que a Caçulinha da Baixada ocupa o 4º lugar na lista entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. Os dados são do Índice Final de Conservação Ambiental e se referem ao ano fiscal de 2024. O estudo é calculado pela Fundação CEPERJ junto com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
O resultado se dá pelas boas práticas em relação à preservação ambiental que a cidade possui. Alguns exemplos são as ações de plantio, o cuidado com a Área de Preservação Ambiental (APA) e o trabalho da Coleta Seletiva Solidária. “Em Mesquita, a Coleta Seletiva funciona com caminhões para recolher materiais recicláveis e, agora, com os galpões reformados. O programa é caracterizado por certificar a sustentabilidade local e gerar renda para os catadores. Os investimentos nessa área, assim como nas outras, são fundamentais. Principalmente porque, ao visar a preservação, cuidamos do nosso planeta. Isso também é responsabilidade da população, que precisa abraçar a causa e prezar pela cidade”, comenta o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda.
O destaque na pontuação no ICMS é importante, uma vez que 25% do imposto é repassado aos municípios com bom desempenho. Desse total, 2,5% é dividido entre as cidades para os investimentos na área. O Índice Final de Conservação Ambiental (IFCA) sobre o ICMS Ecológico do Estado do Rio de Janeiro se encontra na portaria CEPERJ/PRESI nº 8.806, de 17 de agosto, publicada na edição do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro de 18 de agosto, nas páginas 14 e 15.
Fique atento as minhas redes sociais
Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!
Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena
Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook