Projeto GameLab também envolve aulas sobre letramento digital e introdução ao inglês

jovens-de-mesquita-poderao-aprender-a-programar-games

No último dia 31, Mesquita inaugurou o GameLab, uma iniciativa voltada aos jovens, sobre letramento digital, introdução ao inglês e, principalmente, programação para a criação de jogos virtuais. O projeto será realizado em uma sala tecnológica e moderna, localizada na sede da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Ao todo, serão cinco turmas, com aulas de uma hora de duração, cerca de quatro vezes na semana, por um ano. Na solenidade de entrega do espaço, 15 alunos das escolas públicas municipais tiveram a chance de conhecer as instalações e manusear os computadores.

O laboratório receberá jovens de 8 a 15 anos de idade, que aprenderão vários tópicos sobre o mundo virtual, desde a ambientação das opções do computador, até a própria programação dos games. Ele foi idealizado pela FERJEE (Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esporte Eletrônico), com base na Lei de Incentivo ao Esporte, e patrocinado pela Light, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro.

jovens-de-mesquita-poderao-aprender-a-programar-games

A sala tem 14 estações com computadores individuais, incluindo cadeira gamer, fone de ouvido com microfone e uma televisão para a transmissão dos jogos. “Criamos um plano pedagógico para cada unidade. Não pegamos o que foi implementado no outro município para replicar nesse. Costumamos adaptar, porque cada um tem uma realidade diferente. O foco principal é trazer a gamificação da sala de aula para cá, buscando o letramento digital, a competição educativa pelos esportes e o inglês”, explica o diretor social da FERJEE, Renan Costa.

Na cerimônia, os profissionais da federação também apresentaram um protótipo de um game baseado na Caçulinha da Baixada, de nome “Missão Mesquita”. Nele, será possível jogar com personagens que realizam uma corrida pelas ruas e espaços do município, desviando de obstáculos e juntando livros. No momento, o aplicativo ainda está em fase de desenvolvimento, mas será disponibilizado para download assim que for concluído.

Presente na entrega, Jorge Miranda expressou a importância de ligar os jovens ao mundo digital. “Eles são o futuro. E, daqui a alguns anos, a tecnologia vai estar ainda mais presente no nosso meio. Então, não há nada mais justo e essencial do que envolver esses cidadãos em desenvolvimento nas questões do cenário virtual. Isso vai desde o impulsionar dos seus estudos, até a escolha de suas futuras profissiões”, defende o prefeito de Mesquita. Para fazer as aulas do GameLab, basta realizar a inscrição, que será aberta em breve nos canais da Prefeitura de Mesquita e da própria FERJEE. Vale destacar que as vagas serão limitadas e exclusivas aos jovens da cidade.

jovens-de-mesquita-poderao-aprender-a-programar-games

Fique atento às minhas redes sociais!

Clique aqui para seguir o Instagram e aqui para acompanhar a página do Facebook!

Fique por dentro também das novidades do meu site!