Projeto é promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos ONU-Habitat

A implementação de práticas sustentáveis que promovam melhorias na qualidade de vida da população é uma responsabilidade inadiável para a administração pública de Mesquita. Esse compromisso foi valorizado durante a cerimônia de premiação do Concurso de Boas Práticas do Desafio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizada no dia 14 de novembro, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Realizado durante o G20, o evento contou com a participação de 86 municípios fluminenses e destacou projetos alinhados à inclusão social e à sustentabilidade.

Entre as iniciativas premiadas, Mesquita foi certificada pelo projeto “Caçulinha Verde da Baixada“, desenvolvido pelas subsecretarias municipais de Meio Ambiente e Assistência Social. Realizado entre março e julho deste ano, o projeto incluiu atividades como oficinas de artesanato com materiais recicláveis, estímulo à coleta seletiva e a implantação de uma horta comunitária. Além disso, a ação envolveu três CRAS do município — Rocha Sobrinho, Banco de Areia e Chatuba — e ofereceu maior visibilidade e valorização ao trabalho dos catadores locais.

Recebemos dois certificados, um pelo “Caçulinha Verde da Baixada” e outro pela capacitação realizada entre junho e outubro, que nos ajudou a compreender melhor o contexto dos ODS e ainda nos apresentou o ODS 18, uma criação brasileira. Esse aprendizado fortalece nosso compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social”, esclareceu Rosaura Clem, coordenadora de Educação Ambiental em Mesquita. 

O Desafio dos ODS integra o programa Rio Inclusivo e Sustentável, iniciativa que incentiva ações inovadoras de preservação ambiental e desenvolvimento social nos municípios do estado. Para o prefeito Jorge Miranda, o reconhecimento demonstra os resultados concretos do trabalho realizado na cidade. “Esse é um projeto que vai além das questões ambientais. Ele une a comunidade, promove a inclusão e reforça a importância de cuidarmos do nosso meio ambiente. Estamos mostrando que é possível alinhar sustentabilidade ao bem-estar da nossa população”, concluiu o prefeito.

Fique atento às minhas redes sociais!

Clique aqui para seguir o Instagram e aqui para acompanhar a página do Facebook!

Fique por dentro também das novidades do meu site!