Cidade ocupa a posição mais alta entre as demais do Rio e da Baixada na pesquisa, que engloba 51 municípios brasileiros
Em uma cerimônia na cidade de Belém, no Pará, realizada em 27 de junho, Mesquita recebeu o Prêmio Destaque Brasil de Governança Previdenciária, que avalia os municípios com maior desempenho nos quesitos de previdência. A cidade conquistou o 6º lugar na premiação, assumindo a posição mais alta entre todas as demais no estado do Rio de Janeiro. Na categoria que evidenciou Mesquita, foram avaliados 51 municípios de diferentes regiões brasileiras.
Além da Caçulinha da Baixada, apenas duas outras cidades do Rio ganharam destaque no levantamento, sendo elas Quatis e Itatiaia, nas posições 11º e 10º, respectivamente. “Não é de hoje que a previdência de Mesquita é reconhecida positivamente no estado e no país. Isso acontece devido ao trabalho eficiente que realizamos aqui. Tudo é feito com muito profissionalismo e transparência, para garantir a qualidade e a clareza necessária em todos os processos. Tanto para os nossos servidores quanto para a própria população”, defende a diretora-presidente do MesquitaPrev, Cátia da Silva Ferraz.
Promovido pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), o evento serviu para discutir temas como gestão pública, previdência e investimentos. O objetivo é identificar, fomentar, incentivar, reconhecer e divulgar instituições que são referência nacional no âmbito da governança previdenciária. A ocasião reuniu cerca de 1.800 congressistas, gestores, prefeitos e autoridades do Ministério da Previdência Social e Tribunais de Contas da União.
Outras conquistas
Essa não é a primeira vez que a cidade, através do MesquitaPrev (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Mesquita), é destaque. Recentemente, a 7ª edição do Índice de Situação Previdenciária, o ISP-RPPS 2023, indicou que o município mesquitense subiu do conceito D para o B, ocupando o primeiro lugar em toda a Baixada Fluminense. O índice analisou dados dos RPPS relativos ao exercício de 2022. Além disso, o MesquitaPrev garantiu o Certificado de Regularidade Previdenciária em agosto do ano passado. A conquista permite diversas possibilidades como, por exemplo, recebimento de verbas parlamentares, transferências de recursos voluntários da União e a celebração de acordos, contratos, convênios ou ajustes. O documento tem validade de 180 dias, mas já foi renovado pelo MesquitaPrev.
“Desde que assumi o governo, me dedico em promover e solidificar uma administração pública de qualidade. No início, enfrentamos muitos desafios e obstáculos deixados pela gestão anterior. Mas, com os esforços bem direcionados, conseguimos diversas conquistas. Um exemplo é esse Certificado de Regularidade Previdenciária. Depois de sete anos de bloqueio, finalmente recebemos a liberação”, indica Jorge Miranda, prefeito de Mesquita.
Fique atento às minhas redes sociais!
Clique aqui para seguir o Instagram e aqui para acompanhar a página do Facebook!
Fique por dentro também das novidades do meu site!