Duas escolas já foram contempladas com os Centros de Tecnologias Educacionais Base, mas a iniciativa prevê pelo menos mais quatro unidades no município
Mesquita é uma cidade que acredita no poder da tecnologia. Quando aliada à educação, ela pode ser ainda mais importante no processo de ensino-aprendizagem. Uma parceria entre a prefeitura e o Instituto Vini Jr. veio para reforçar essa ideia na última quarta-feira, 13 de setembro. Na ocasião, o prefeito Jorge Miranda presenciou a entrega de dois Centros de Tecnologias Educacionais Base da ONG do jogador de futebol Vinícius Jr. nas escolas municipais Doutor Manoel Reis e Machado de Assis, em Edson Passos e Santa Terezinha, respectivamente. Nelas, são disponibilizados dez smartphones, um tablet, um notebook e uma televisão smart para uso pedagógico dos alunos e professores durante o ano letivo escolar.
As salas são interativas e repletas de elementos alusivos ao futebol, como pufes em formato de bola e piso de grama sintética. É nesse ambiente imersivo e tecnológico que os alunos poderão navegar pelo Aplicativo Base, desenvolvido pelo próprio instituto. O software educacional, que usa a linguagem do futebol no processo de ensino-aprendizagem, é referenciado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O polo de inovação chega em Mesquita para, na verdade, somar com o trabalho de informatização já feito pela atual gestão.
“Nós estamos sempre colocando a informatização em foco nos processos. Na Educação, em especial, com a gamificação do aprendizado. A gente já está nesse caminho tecnológico, visando melhor qualidade de ensino. Nosso desafio é, de fato, entregar o que é direito da população”, valoriza o prefeito de Mesquita, Jorge Miranda. Vale ressaltar que, das 37 unidades municipais da rede pública, 18 já utilizam um ensino informatizado e gamificado.
A parceria com o instituto ainda contemplará mais quatro unidades municipais da rede pública de Mesquita. São elas as escolas Deoclécio Machado Filho Dias, no Cosmorama; Genair Ramos Gabriel, na Chatuba; Presidente Castelo Branco, em Rocha Sobrinho; e o CIEP Padre Nino Miraldi, na Jacutinga. Ao todo, serão 3.113 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental contemplados com o CT Base.
“Nosso departamento pedagógico, juntamente com o do Instituto Vini Jr., já estão alinhados para iniciar a formação dos professores, para que eles saibam usar o aplicativo da melhor maneira. Também já está sendo estabelecido um quadro de horários dos alunos e a frequência de utilização. É importante dizer que existe um cunho pedagógico para além do espaço físico”, completa Monique Rosa, subsecretária municipal de Educação.
Aprendizado lúdico
No aplicativo, os alunos podem aprender de forma lúdica. Isso porque os jogos carregam a linguagem do futebol para conversar de maneira dinâmica e são interativos para desafiar o estudante. Ao menos dez alunos de cada unidade puderam experimentar os equipamentos da sala na ocasião. Entre elas, estava Fernanda Apolinário Guimarães, de 10 anos. Aluna do 5º ano da Escola Municipal Machado de Assis, ela expressou sua opinião sobre a sala. “É muito legal porque dá para entender o que está pedindo de uma forma fácil. Eu amei a sala, gostei muito da ideia. Incentiva muito o aprendizado”, conta.
Fique atento as minhas redes sociais
Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site!
Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena
Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook