Remoção de entulhos despejados nas ruas lidera o ranking de pedidos. Além disso, dos 6.7% das demandas restantes (mais de 14,5 mil), quase 5% são de responsabilidade de agentes externos

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Já chega perto de 220 mil a quantidade de demandas solicitadas pela população à Prefeitura de Mesquita, através do aplicativo Colab. Este equipamento, criado em 2013, tem a finalidade de conectar o cidadão às prefeituras para ajudar a solucionar problemas dos municípios. A maioria dos pedidos continua sendo para a remoção de entulhos das ruas. Desde que o sistema Colab foi adotado pela gestão do prefeito Jorge Miranda, em 2018, até setembro deste ano, 218.616 pedidos de serviços foram feitos pela população, com 93.3% dos casos resolvidos. Dos 6.7% restantes, 1.9% estão a caminho da solução e 4.8% é de responsabilidade de empresas privadas como a Light, Águas do Rio, Inea e outras.

Pelo relatório de demandas, a retirada de entulhos despejados nas vias públicas lidera o ranking de pedidos: 100.466 solicitações, seguida por troca de luminárias (25.216), limpeza urbana (25.076), limpeza de bueiro (12.695), limpeza de esgoto (11.725), buracos na rua (7.055), remoção de árvores que colocam vidas em risco (2.237) e poda de árvores (2.158). Tudo isso soma 186.632 solicitações (85% do total), enquanto as demais (15%) são dirigidas a outros setores da prefeitura.

Das 218.616 demandas registradas pelo Colab, a prefeitura resolveu 203.968,07 solicitações (93.3%), o que representa um alto índice de resultado positivo.”É importante usar o aplicativo Colab. Assim, a população demanda diretamente os serviços ao poder público e, com isso, determina para onde a cidade tem que ir“, agradece o prefeito Jorge Miranda.

Como mencionado acima, dos 6.7% de pedidos restantes (14.647,27), 4.8% (703,07) são de problemas que competem a empresas privadas como Light, Águas do Rio, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), responsável pela dragagem dos rios, e outras. E 1.9% (278,30) são demandas da prefeitura em andamento para serem resolvidas. “Nesses casos de empresas privadas e demandas relativas ao Governo do Estado, tais como Inea e Via Light, as demandas são indeferidas e o cidadão é informado sobre onde solicitar a solução do problema”, destaca Ramon Lameira, assessor de Planejamento Estratégico da prefeitura.

Ainda pelo relatório, observa-se um aumento de pedidos. Em fevereiro de 2024 foram registradas 186.400 demandas. Em setembro, passados sete meses, o registro foi de 186.632 solicitações. Portanto, um crescimento de 232 demandas. Mas isso tem explicação. “À medida que a gestão atende a população, ela acredita mais na gestão e, consequentemente, solicita mais. Isso é bom e nossas equipes estão prontas para atender”, avalia Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos. “O pedido de demandas cresce porque a população sabe que será atendida dentro das normas estabelecidas”, completa Rogério Muniz, subcontrolador e ouvidor geral da prefeitura, responsável pela distribuição das demandas recebidas presencialmente na Ouvidoria, via chat, e-mail e telefone, e que encaminha as mesmas aos setores responsáveis pela solução.

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