Acompanhado do prefeito, Jorge Miranda, o secretário esteve presente para entender quais são as demandas da cidade
No começo da pandemia, investi em ações que auxiliassem na triagem e tratamento dos pacientes com suspeita de covid-19. Desde então, foram 10 meses de atendimentos com exames, remédios e o que mais pudéssemos oferecer aos munícipes e moradores de outras cidades do Rio, o que esgotou nossos recursos na saúde. Por isso, nesta terça-feira, 22 de dezembro, recebemos a visita do Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chaves.
O convite aconteceu durante uma das reuniões do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF). Na ocasião, pedi para que ele conhecesse nossa estrutura, assim entendendo a importância do nosso trabalho. Dessa forma, apresentei as entregas que pretendo fazer em Mesquita. Como, por exemplo, a inauguração de mais 4 unidades de Clínica da Família e uma nova Policlínica Municipal, em Cosmorama.
Em contrapartida, esses projetos somente serão realizados pela eficácia do que já entregamos. Afinal, temos 7 unidades de atenção básica em funcionamento, todas entregando mais de 20 mil atendimentos por mês. Um trabalho ágil, pois foquei na desburocratização e informatização dos setores durante a minha gestão.
Através da internet, por exemplo, os mesquitenses têm acesso aos seus exames. O Laboratório Municipal de Mesquita (LACEME) disponibiliza online o resultado dos mais de 150 tipos de exames feitos. Até o dia da visita, mais de 7 mil exames haviam sido realizados, entre os quais mais de 4 mil eram Tomografias e Raio-X, essenciais para o diagnóstico do coronavírus.
Visita ao Polo de Atendimento da Covid-19
Por fim, a visita do Secretário de Saúde terminou no nosso Polo de Atendimento a Covid-19, na Vila Olímpica Municipal de Mesquita. Uma unidade de referência para o tratamento da doença e que precisa ser replicado em outros municípios. Contei com a presença, também, do pesquisador da Fiocruz e responsável pela idealização da saúde básica do município, assim como da abertura do Polo, Daniel Soranz.
Juntos, explicamos ao secretário a necessidade de aplicar as verbas públicas em lugares como este. Lá, realizamos exames rápidos e SWAB para a identificação do vírus, além de tomografias e radiografias, práticas que desafogam as emergências, impedindo que os moradores busquem os hospitais correndo o risco de se infectarem.
A visita foi, também, uma oportunidade de apresentar a nossa transparência e oportunizar financiamentos direcionados ao setor de saúde. Quero e posso fazer mais pelo meu município e conto com os demais poderes, federais e estaduais, para que possa ampliar o atendimento municipal de Mesquita.
Fique atento as minhas redes sociais
Clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar a página do Facebook. Além de acompanhar, ainda mais notícias, em nosso site
Conheça, também, as redes do nosso vice-prefeito Ricardo Lucena.
Lá, ele compartilha tudo sobre Mesquita. Tanto no Instagram, quando no Facebook