ATENÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE FOI UM DOS FOCOS DE JORGE MIRANDA
Com a criação das Clínicas da Família, em parceria com a Fiocruz, atingimos o modelo ideal de atendimento para o mesquitense
Ao tomar posse em 2017, encontrei as unidades de saúde da cidade abandonadas. As estruturas não eram adequadas para o atendimento, assim como os seus equipamentos não eram de qualidade. Firmei, então, o compromisso de tornar a saúde municipal acessível aos seus verdadeiros usuários: os mesquitenses. E, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reformulamos a cobertura da atenção básica.
As Clínicas da Família surgiram para os munícipes em julho de 2018, quando levamos nossa primeira unidade para a Coreia. A Dr. Jorge Campos foi inaugurada com capacidade para 3 mil atendimentos mensais, garantindo ao munícipe serviços como teste do pezinho em recém-nascidos, coleta de exames laboratoriais, eletrocardiograma, farmácia e aplicação de vacinas. Além de atendimento odontológico e encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Uma unidade, no entanto, não faria a diferença dentro de nosso município. Por isso, dois meses depois, inauguramos a Clínica da Família Jacutinga. Essa, foi criada para ser maior e mais completa, contando com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), trazendo especialistas em assistência social, fisioterapia, nutrição, psicologia, psiquiatria e educação física.
Um marco histórico para Mesquita. Trouxemos mais comodidade para a população, dando a cada pessoa um atendimento especial, através da relação de confiança e proximidade entre paciente e médico - garantido pelo vínculo do tratamento regular com as mesmas equipes. Em três meses de funcionamento, as unidades já haviam realizado mais de 15 mil atendimentos, mostrando seu sucesso entre os cidadãos.
Em 2019, abrimos mais uma unidade de atendimento: As Clínicas da Família Walter Borges, na Chatuba. Com três unidades em funcionamento, batemos um total de mais de 400 mil atendimentos em maio de 2020. As Clínicas da Família já são capazes de atender cerca de 85% das problemáticas apresentadas pela população, captando as pessoas no momento em que as doenças aparecem, assim evitando o agravamento dos casos.
Nosso objetivo é melhorar a vida de milhões de pessoas, porque com atenção básica eficaz é possível contribuir com a diminuição das filas no atendimento emergencial. Afinal, a prevenção de problemas é um método mais eficiente de lidar com a saúde, já que você melhora a qualidade de vida da população e ainda elimina gastos futuros com doenças que podem e devem ser evitadas.
Com a gestão de Jorge Miranda, o setor de transparência se tornou referência no acesso à informação pública. Desde 2017, o novo Portal da Transparência, que cumpre a Lei nº 12.527/2011, facilita o acesso a uma gama de informações e serviços. O sistema teve mais de 2 milhões de acessos em quatro anos. Os avanços elevaram Mesquita no ranking de transparência do Brasil, que recebeu o Selo Ouro pela Atricon, posicionando o município entre os mais transparentes do estado do Rio de Janeiro. Além disso, a cidade conseguiu a nota máxima na 2ª edição da “Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°” da Controladoria-Geral da União, que avalia o cumprimento dos dispositivos da Lei de Acesso à Informação e outros critérios de transparência pública. O desempenho do município também foi evidenciado no pódio da transparência de dados do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), no qual Mesquita conquistou o 1º lugar entre os 92 municípios do estado.
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